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Proposta Da COC-B

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February 26, 2013, at 12:29 AM by 201.52.87.232 -
Deleted lines 8-11:
Ademais, este grupo considera que aspectos relacionados à investigação de um problema novo, que necessite o planejamento de experimentos, e relacionados à previsão de novas observações a partir de resultados já obtidos, também são importantes objetivos das atividades experimentais, devendo ser abordados no transcorrer de algumas disciplinas.

Com base nas considerações acima, a proposta formulada por esse grupo consta de, no mínimo, 8 disciplinas de Física Experimental, sendo 7 delas obrigatórias. A implementação dessa propost a implicaria em mudanças significa tivas da grade curricular que, sem uma reformulação geral do curso de Bacharelado em Física, é inviável na pratica. Nesse sentido, a COC-B adaptou essa proposta de modo que seu espírito possa sem implementado na grade curricular atual do Bacharelado em Física do IFUSP. Nesse caso, manteríamos um total de seis disciplinas de laboratório, sendo cinco delas obrigatórias.

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!! Física 4
to:
!! Física 4 e 5

Nas disciplinas Física Experimental IV e V o formato adotado será do laboratório
aberto, ou seja, os alunos têm uma aula formal, de duas horas, no início da
semana, onde são discutidos o bjetivos, métodos e análises anteriores, e os alunos
têm os laboratórios à disposição durante a semana para fazer as medições
propostas, através de reserva antecipada. 
 
Este curso deve estimular o amadurecimento e independência dos alunos dentro
de um laboratório científico. A disciplina deverá possuir no máximo quatro
experimentos de complexidade avançada onde o tempo médio de duração de um
experimento seja de um mês. Os resultados experimentais só serão obtidos
através de uma análise sistemática e complexa de vários conjuntos de dados,
obtidos ao longo das várias semanas do experimento. Devemos focar na idéia
que experimentos “não dão errado” e sim que, muitas vezes, a Natureza é
demasiadamente complexa e as ferramentas que temos à disposição
(experimentais e teóricas) podem ser limitadas para o seu entendimento por
completo. Devemos introduzir os alunos à autom atização de experimentos e
simulações numéricas.
 
A temática principal dos experimentos deverá ser eletromagnetismo, óptica e
fenômenos de física moderna.
 
O aluno é avaliado por sínteses, relatórios e apresentações orais acerca dos
experimentos realizados.

!!! Objetivos gerais
 
# Explorar técnicas avançadas para realização de medidas.
# Noções de automatização de experimentos.
# Realizar simulações de modo a planejar experimentos e entender resultados experimentais.
# Saber resolver ambig uidades experimentais. Identificar e saber tratar dados correlacionados (covariância).
# Explorar fenômenos físicos complexos, nos quais previsões teóricas se mostram insuficientes para o entendimento completo do problema.
# Divulgar resultados através de textos compactos, como arti gos científicos.
# Confrontar resultados e debater experimentos através de apresentações orais.

!!! Conteúdo
 
Através da realização de experimentos complexos, que requerem a realização sistemática de medidas experimentais e suas correlações:
* praticar tomadas de dados cuidadosas e sistemáticas;
* automatizar os experimentos;
* correlacionar conjuntos de dados independentes de forma a extrair uma interpretação física mais complexa;
* desenvolver a análise crítica do conjunto de dados.
 
Para o tratamento de dados, introdu zir formalmente os conceitos de:
* simulações experimentais, método de Monte Carlo;
* ajustes de funções genéricas e não lineares. Método de máxima verossimilhança;
* análise de dados correlacionados (covariância);
* propagação de incertezas com covariância entre parâmetros;
* extrapolação de curvas;
* tratamento de grandes volumes de dados;
* incertezas sistemáticas de medidas.
 
Para a análise, síntese e apresentação dos resultados:
* elaborar sínteses de experimentos, selecionando adequadamente as informações obtidas e correlacionando-as com medidas previamente realizadas;
* elaborar apresentações orais de resultados experimentais.

February 26, 2013, at 12:25 AM by 201.52.87.232 -
Changed lines 64-74 from:
# Aprendizado de técnicas para a realização de medidas
  científicas, tratamento e apresentação dos resultados.
# Introdução à teoria de probabilidades e sua aplicação no
  tratamento de dados experim entais.
# Desenvolvimento de espírito crítico na confrontação de modelos
  teóricos e resultados experimentais.
# Desenvolvimento da capacidade de leitura e redação de textos
  científicos.
# Desenvolvimento da habilidade de aplicar conhecimentos
  adquiridos em novas situações.
to:
# Aprendizado de técnicas para a realização de medidas  científicas, tratamento e apresentação dos resultados.
# Introdução à teoria de probabilidades e sua aplicação no  tratamento de dados experim entais.
# Desenvolvimento de espírito crítico na confrontação de modelos  teóricos e resultados experimentais.
# Desenvolvimento da capacidade de leitura e redação de textos  científicos.
# Desenvolvimento da habilidade de aplicar conhecimentos  adquiridos em novas situações.
Changed lines 86-93 from:
* sistematizar a apresentação e análise dos dados através de tabelas
gráficos e histogramas ;
* continuar estimulando a utilização do computador para a organização e
análise de dados. Pode-se ampliar a utilização do computador,
estimulando a utilização de simulações na descrição e previsão dos
resultados;
* obter da compilação dos dados as informações sobre o experimento e
sobre o fenômeno físico em questã o;
to:
* sistematizar a apresentação e análise dos dados através de tabelas gráficos e histogramas ;
* continuar estimulando a utilização do computador para a organização e análise de dados. Pode-se ampliar a utilização do computador, estimulando a utilização de simulações na descrição e previsão dos resultados;
* obter da compilação dos dados as informações sobre o experimento e sobre o fenômeno físico em questã o;
Changed lines 90-93 from:
* criticar discrepâncias encontradas, levando em conta limitações
experimentais e teóricas envolvidas na obtenção dos resultados
* elaborar a síntese do experimento, selecionando adequadamente as
informações obtidas
to:
* criticar discrepâncias encontradas, levando em conta limitações experimentais e teóricas envolvidas na obtenção dos resultados
* elaborar a síntese do experimento, selecionando adequadamente as informações obtidas
February 26, 2013, at 12:25 AM by 201.52.87.232 -
Changed lines 13-106 from:
Em linhas gerais, o formato das disciplinas evolui gradualmente de modo a aumentar a independência do aluno na realização dos experimentos, desde atividades totalmente assistidas, na primeira disciplina, até a total liberdade tanto na escolha do experimento quanto à metodologia investigativa, na disciplina mais avançada.
to:
Em linhas gerais, o formato das disciplinas evolui gradualmente de modo a aumentar a independência do aluno na realização dos experimentos, desde atividades totalmente assistidas, na primeira disciplina, até a total liberdade tanto na escolha do experimento quanto à metodologia investigativa, na disciplina mais avançada.

!! Física 2 e 3

Para Física Experimental II e III, deve ser adotada uma postura
onde a compreensão física e a percepção intuitiva dos conceitos
de medida e sua incerteza sejam enfatizadas.

Na disciplina Física Experimental II, para uma melhor
incorporação das boas práticas experimentais e amadurecimento
científico do aluno, a tomada e análise dos dados experimentais
deve ser realizada durante as aulas, sob supervisão constante do
docente. O número de experiências deve ser compatível com o tempo
disponível em sala de aula, prevendo-se tempos adequados para a
tomada de dados, a sua análise e atividades complementares. É
conveniente, porém, disponibilizar laboratórios em horários
extra-aula, com base em agendamento pelos grupo, para eventuais
retomadas de dados e aprofundamento voluntário dos alunos.

Na disciplina Física Experimental III, recomenda-se que o formato
adotado para a disciplina seja do laboratório aberto, ou seja, os
alunos têm uma aula formal, de duas horas, no início da semana,
onde são discutidos objetivos, métodos e análises
anteriores. Neste formato, os alunos têm os laboratórios à
disposição durante a semana para fazer as medições propostas,
através de reserva antecipada.
 
Recomenda-se que o número de experimentos em cada disciplina não
seja superior a quatro.
 
Em cada disciplina será escolhido um conjunto de experiências em
temas diversificados, que permitam inicialmente medidas diretas
de grandezas fundamentais da física e possam também explorar
métodos indiretos de medidas de grandezas fundamentais e
derivadas. Estas atividades devem visar uma apresentação geral do
universo da física experimental.
 
O aluno é avaliado pelas sínteses, relatório e/ou provas. A
frequência será atribuída pela participação do estudante na
tomada de dados e apresentação da folha de dados e das sínteses
no final de cada experimento. Será atribuída uma nota para a
síntese de cada experimento.
 
Grupos de alunos devem desenvolver um experimento eletivo, que
será realizado e analisado no final do semestre, com o
acompanhamento do docente responsável pela turma.
 
!!! Objetivos Gerais
 
Introduzir as bases da metodologia científica através de experimentos simples:
# Desenvolvimento do conceito físico de medida .
# Aprendizado de técnicas para a realização de medidas
  científicas, tratamento e apresentação dos resultados.
# Introdução à teoria de probabilidades e sua aplicação no
  tratamento de dados experim entais.
# Desenvolvimento de espírito crítico na confrontação de modelos
  teóricos e resultados experimentais.
# Desenvolvimento da capacidade de leitura e redação de textos
  científicos.
# Desenvolvimento da habilidade de aplicar conhecimentos
  adquiridos em novas situações.

!!! Conteúdo
 
Através da realização de experimentos de execução simples, desenvolver
habilidades para:
* praticar tomadas de dados cuidadosas e sistemáticas ;
* identificar a existência e quantificar incertezas experimentais;
* desenvolver a análise crítica do conjunto de dados .
 
Para o tratamento de dados, introduzir formalmente os conceitos de:
* medidas diretas e indiretas ;
* propagação de incertezas ;
* distribuições estatísticas: binomial, Gaussiana e Poisson;
* método dos mínimos quadrados . Ajustes de funções.
* Testes de significância.
 
Para a análise, síntese e apresentação dos resultados:
* sistematizar a apresentação e análise dos dados através de tabelas
gráficos e histogramas ;
* continuar estimulando a utilização do computador para a organização e
análise de dados. Pode-se ampliar a utilização do computador,
estimulando a utilização de simulações na descrição e previsão dos
resultados;
* obter da compilação dos dados as informações sobre o experimento e
sobre o fenômeno físico em questã o;
* realizar comparações de resultados obtidos por diferentes metodologias ;
* criticar discrepâncias encontradas, levando em conta limitações
experimentais e teóricas envolvidas na obtenção dos resultados
* elaborar a síntese do experimento, selecionando adequadamente as
informações obtidas

!! Física 4

February 26, 2013, at 12:17 AM by 201.52.87.232 -
Changed lines 1-6 from:
Esse texto corresponde à proposta criada pelo [[http://web.if.usp.br/cocb/content/plano-de-reformulação-dos-laboratórios-didáticos|grupo de trabalho formado pela Comissão de Graduação em 2009]],
adaptado à atual grade curricular do curso de Bacharelado em
Física do IFUSP, de modo a não serem necessárias alterações
formais na grade curricular e ementa das disciplinas de
laboratório didático
.
to:
Esse texto corresponde à proposta criada pelo [[http://web.if.usp.br/cocb/content/plano-de-reformulação-dos-laboratórios-didáticos|grupo de trabalho formado pela Comissão de Graduação em 2009]], para a reformulação dos cursos de laboratórios de física básica. A versão completa do documento pode ser encontrada em:

[[http://web
.if.usp.br/cocb/content/plano-de-reformulação-dos-laboratórios-didáticos]]
Changed lines 7-43 from:
A fim de se atingir esse objetivo, deve-se dar ênfase ao
desenvolvimento da habilidade de analisar e interpretar
quantitativa e rigorosamente as medidas realizadas, como uso dos
princípios da teoria de erros, conhecimento sobre a
instrumentação utilizada e de técnicas avançadas de análise de
dados, inclusive simulações computacionais, assim como a
habilidade de avaliar os resultados obtidos, comparando-os com
teorias, modelos e outros experimentos, identificando limitações
e propondo a primoramentos. Todas as atividades devem ser
planejadas para estimular o raciocínio e senso crítico, bem
como para orientar o desenvolvimento da capacidade de trabalho
coletivo dos alunos.

Ademais, este grupo considera que aspectos relacionados à
investigação de um problema novo, que necessite o planejamento
de experimentos, e relacionados à previsão de novas observações a
partir de resultados já obtidos, também são importantes
objetivos das atividades experimentais, devendo ser abordados no
transcorrer de algumas disciplinas.

Com base nas considerações acima, a proposta formulada por esse
grupo consta de, no mínimo, 8 disciplinas de Física Experimental,
sendo 7 delas obrigatórias. A implementação dessa propost a
implicaria em mudanças significa tivas da grade curricular que,
sem uma reformulação geral do curso de Bacharelado em Física, é
inviável na pratica. Nesse sentido, a COC-B adaptou essa proposta
de modo que seu espírito possa sem implementado na grade
curricular atual do Bacharelado em Física do IFUSP. Nesse caso,
manteríamos um total de seis disciplinas de laboratório, sendo
cinco delas obrigatórias.

Em linhas gerais, o formato das disciplinas evolui gradualmente
de modo a aumentar a independência do aluno na realização dos
experimentos, desde atividades totalmente assistidas, na
primeira disciplina, até a total liberdade tanto na escolha do
experimento quanto à metodologia investigativa, na disciplina
mais avançada.
to:
A fim de se atingir esse objetivo, deve-se dar ênfase ao desenvolvimento da habilidade de analisar e interpretar quantitativa e rigorosamente as medidas realizadas, como uso dos princípios da teoria de erros, conhecimento sobre a instrumentação utilizada e de técnicas avançadas de análise de dados, inclusive simulações computacionais, assim como a habilidade de avaliar os resultados obtidos, comparando-os com teorias, modelos e outros experimentos, identificando limitações e propondo a primoramentos. Todas as atividades devem ser planejadas para estimular o raciocínio e senso crítico, bem como para orientar o desenvolvimento da capacidade de trabalho coletivo dos alunos.

Ademais, este grupo considera que aspectos relacionados à investigação de um problema novo, que necessite o planejamento de experimentos, e relacionados à previsão de novas observações a partir de resultados já obtidos, também são importantes objetivos das atividades experimentais, devendo ser abordados no transcorrer de algumas disciplinas.

Com base nas considerações acima, a proposta formulada por esse grupo consta de, no mínimo, 8 disciplinas de Física Experimental, sendo 7 delas obrigatórias. A implementação dessa propost a implicaria em mudanças significa tivas da grade curricular que, sem uma reformulação geral do curso de Bacharelado em Física, é inviável na pratica. Nesse sentido, a COC-B adaptou essa proposta de modo que seu espírito possa sem implementado na grade curricular atual do Bacharelado em Física do IFUSP. Nesse caso, manteríamos um total de seis disciplinas de laboratório, sendo cinco delas obrigatórias.

Em linhas gerais, o formato das disciplinas evolui gradualmente de modo a aumentar a independência do aluno na realização dos experimentos, desde atividades totalmente assistidas, na primeira disciplina, até a total liberdade tanto na escolha do experimento quanto à metodologia investigativa, na disciplina mais avançada.
February 26, 2013, at 12:14 AM by 201.52.87.232 -
Changed lines 5-15 from:
laboratório didático. '''"esstes"'''

Na
opinião do grupo de trabalho criado pela GC, todas as
atividades programadas para as disciplinas experimentais
devem '''contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da
metodologia científica bem como apresentar com clareza a
importância das atividades experimenta is no processo de produção
do conhecimento.'''. A COC-B acredita que essa deva ser a
filosofia básica de um curso de física experimental e, por conta
disso, toma essa proposta como modelo para modificação de
disciplinas experimentais do Bacharelado em Física do IFUSP.
to:
laboratório didático.

Na
opinião do grupo de trabalho criado pela GC, todas as atividades programadas para as disciplinas experimentais devem '''contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da metodologia científica bem como apresentar com clareza a importância das atividades experimenta is no processo de produção do conhecimento.'''. A COC-B acredita que essa deva ser a filosofia básica de um curso de física experimental e, por conta disso, toma essa proposta como modelo para modificação de disciplinas experimentais do Bacharelado em Física do IFUSP.
February 26, 2013, at 12:14 AM by 201.52.87.232 -
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laboratório didático. '''esstes'''
to:
laboratório didático. '''"esstes"'''
February 26, 2013, at 12:13 AM by 201.52.87.232 -
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laboratório didático.
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laboratório didático. '''esstes'''
February 26, 2013, at 12:13 AM by 201.52.87.232 -
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devem '''"contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da
to:
devem '''contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da
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do conhecimento."'''. A COC-B acredita que essa deva ser a
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do conhecimento.'''. A COC-B acredita que essa deva ser a
February 26, 2013, at 12:13 AM by 201.52.87.232 -
February 26, 2013, at 12:12 AM by 201.52.87.232 -
Changed line 1 from:
Esse texto corresponde à proposta criada pelo [[web.if.usp.br/cocb/content/plano-de-reformulação-dos-laboratórios-didáticos|grupo de trabalho formado pela Comissão de Graduação em 2009]],
to:
Esse texto corresponde à proposta criada pelo [[http://web.if.usp.br/cocb/content/plano-de-reformulação-dos-laboratórios-didáticos|grupo de trabalho formado pela Comissão de Graduação em 2009]],
February 26, 2013, at 12:12 AM by 201.52.87.232 -
Changed lines 1-4 from:

  Esse
texto corresponde à proposta criada pelo
[[web.if.usp.br/cocb/content/plano-de-reformulação-dos-laboratórios-didáticos|grupo
de trabalho formado pela Comissão de Graduação em 2009]],
to:
Esse texto corresponde à proposta criada pelo [[web.if.usp.br/cocb/content/plano-de-reformulação-dos-laboratórios-didáticos|grupo de trabalho formado pela Comissão de Graduação em 2009]],
February 26, 2013, at 12:11 AM by 201.52.87.232 -
Changed lines 1-2 from:
!! Diretrizes para a Reformulação das Disciplinas de Laboratório do Curso de Bacharelado em Física do IFUSP
  
to:

  Esse texto corresponde à proposta criada pelo
[[web.if.usp.br/cocb/content/plano-de-reformulação-dos-laboratórios-didáticos|grupo
de trabalho formado pela Comissão de Graduação em 2009]],
adaptado à atual grade curricular do curso de Bacharelado em
Física do IFUSP, de modo a não serem necessárias alterações
formais na grade curricular e ementa das disciplinas de
laboratório didático.

Na opinião do grupo de trabalho criado pela GC, todas as
atividades programadas para as disciplinas experimentais
devem '''"contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da
metodologia científica bem como apresentar com clareza a
importância das atividades experimenta is no processo de produção
do conhecimento."'''. A COC-B acredita que essa deva ser a
filosofia básica de um curso de física experimental e, por conta
disso, toma essa proposta como modelo para modificação de
disciplinas experimentais do Bacharelado em Física do IFUSP.

A fim de se atingir esse objetivo, deve-se dar ênfase ao
desenvolvimento da habilidade de analisar e interpretar
quantitativa e rigorosamente as medidas realizadas, como uso dos
princípios da teoria de erros, conhecimento sobre a
instrumentação utilizada e de técnicas avançadas de análise de
dados, inclusive simulações computacionais, assim como a
habilidade de avaliar os resultados obtidos, comparando-os com
teorias, modelos e outros experimentos, identificando limitações
e propondo a primoramentos. Todas as atividades devem ser
planejadas para estimular o raciocínio e senso crítico, bem
como para orientar o desenvolvimento da capacidade de trabalho
coletivo dos alunos.

Ademais, este grupo considera que aspectos relacionados à
investigação de um problema novo, que necessite o planejamento
de experimentos, e relacionados à previsão de novas observações a
partir de resultados já obtidos, também são importantes
objetivos das atividades experimentais, devendo ser abordados no
transcorrer de algumas disciplinas.

Com base nas considerações acima, a proposta formulada por esse
grupo consta de, no mínimo, 8 disciplinas de Física Experimental,
sendo 7 delas obrigatórias. A implementação dessa propost a
implicaria em mudanças significa tivas da grade curricular que,
sem uma reformulação geral do curso de Bacharelado em Física, é
inviável na pratica. Nesse sentido, a COC-B adaptou essa proposta
de modo que seu espírito possa sem implementado na grade
curricular atual do Bacharelado em Física do IFUSP. Nesse caso,
manteríamos um total de seis disciplinas de laboratório, sendo
cinco delas obrigatórias.

Em linhas gerais, o formato das disciplinas evolui gradualmente
de modo a aumentar a independência do aluno na realização dos
experimentos, desde atividades totalmente assistidas, na
primeira disciplina, até a total liberdade tanto na escolha do
experimento quanto à metodologia investigativa, na disciplina
mais avançada.
February 26, 2013, at 12:03 AM by 201.52.87.232 -
Added lines 1-2:
!! Diretrizes para a Reformulação das Disciplinas de Laboratório do Curso de Bacharelado em Física do IFUSP